HOME FEEDBACK

Opinião | Os EUA podem sobreviver no isolamento para o qual Trump caminha?

A nova administração de Trump busca modificar profundamente as estruturas de poder e os direitos civis nos EUA, refletindo uma tendência histórica de resistência ao envolvimento externo. O cenário global se complica com tensões que impactam diretamente o Brasil e suas relações internacionais.

Recuperando o Passado dos EUA

Os Estados Unidos revivem experiências de resistência ao envolvimento externo desde sua fundação.

A segunda presidência de Donald Trump apresenta um gabinete focado em um novo documento estratégico, destacando a presença de uma retórica conservadora. O Grupo dos 24 afirma que o governo federal atua contra os cidadãos e valores conservadores.

Trump busca alterar as limitações da Constituição, com um Congresso inoperante e um Judiciário sem independência. Elon Musk agora detém novos poderes, e direitos dos cidadãos estão sob ameaça. Universidades perdem concessões se não abandonarem ajuda a estudantes carentes.

Objetivos incluem recriar a capacidade de fabricação do início do século XX, promovendo tarifas protecionistas e aumentando o emprego. Esta vez, Trump visa atrair “imigrantes qualificados” da África do Sul, ao invés de outras regiões.

Trump parece consciente das inconsistências de suas políticas e procura reduzir a população para acomodar novos imigrantes. O fim do Departamento de Educação e a promoção de escolas privadas com armamento para professores são parte desse plano.

A situação global também é tensa. A Otân está sob pressão por apoiar a Ucrânia, enquanto a Grã-Bretanha se alinha a aliados europeus, resultando em tarifas elevadas que afetam a volatilidade internacional.

O conflito entre Israel e palestinos persiste, complicando a situação interna dos EUA e gerando conflitos. Trump carece de uma visão abrangente dos sentimentos em jogo e a resolução na Síria ainda é incerta.

Isso afeta o Brasil, onde a relação entre Trump e Lula é tensa, contrastando com o relacionamento anterior de Trump e Bolsonaro. A história entre eles está em aberto e aguardando novos desdobramentos.

Leia mais em estadao