HOME FEEDBACK

Opinião | Você sabe quem é Elon Musk. Mas já ouviu falar em Joshua Norman Haldeman, avô do bilionário?

O programa Fronteiras explora a influência do avô de Elon Musk, Joshua Haldeman, e suas ideias tecnocratas. A série analisa como esses conceitos moldaram a visão de Musk sobre governança e sociedade.

Joshua Norman Haldeman, avô de Elon Musk, foi um propagador de ideias que inspiraram seu neto.

Nascido em 1908, Haldeman fez parte da Technocracy Inc, um grupo dos anos 30 que defendia a mudança do sistema democrático para uma gestão apolítica, focada em ciência, com engenheiros e especialistas no comando.

Haldeman liderou o grupo no Canadá e suas ideias ajudam a entender as aspirações de Musk, que já expressou o desejo de criar uma oligarquia tecnocrata nos EUA.

O grupo tinha hábitos peculiares, como dirigir carros cinzas e usar uniformes cinzas para simbolizar compromisso com a racionalidade e igualdade.

Entre suas propostas estava a unificação dos países da América do Norte e Central em uma nação chamada Technate (“Nação tech”).

O programa Fronteiras, apresentado por Rodrigo da Silva, explora a história do tecnocrata e vai ao ar semanalmente aos sábados às 9h para assinantes do Estadão.

Cortes do programa são disponibilizados ao longo da semana pelas redes sociais e na coluna semanal de Rodrigo da Silva, às segundas-feiras, às 20h.

Leia mais em estadao