HOME FEEDBACK

Oposição amplia obstrução e se acorrenta na mesa do Senado para bloquear votações

Bolsonaristas intensificam protestos no Congresso após decisão de prisão de Jair Bolsonaro. Enquanto oposição tenta bloquear votações, grupos se organizam em vigílias e ocupações simbólicas.

Deputados bolsonaristas intensificaram mobilização contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na madrugada de quarta-feira, parlamentares ocuparam os plenários do Congresso e, posteriormente, o auditório Nereu Ramos. Um grupo se acorrentou na mesa de trabalho do Senado.

A ação, iniciada por volta das 14h, foi vista como resposta a tentativas de furar a obstrução nas sessões legislativas.

Simultaneamente, a oposição tenta travar votações e pressionar a presidência da Câmara. A Mesa Diretora já restrigiu o acesso aos plenários a partir das 19h, permitindo apenas a entrada de parlamentares.

A ocupação do Nereu Ramos é simbólica, sendo um espaço tradicional para audiências públicas e cerimônias da Câmara.

Líderes governistas criticam os bolsonaristas, chamando as ações de "clima de baderna" e "atitude autoritária". Maria do Rosário declarou: .

Por outro lado, aliados de Bolsonaro consideram as ações legítimas, reivindicando anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, fim do foro privilegiado e o impeachment de Moraes.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou:

Leia mais em exame