HOME FEEDBACK

Oposição comemora derrubada de aumento do IOF: ‘Vitória contra o governo gastador’

Oposição comemora aprovação de projeto que anula aumento do IOF proposto pelo governo. Medida é vista como uma resposta às tentativas de expansão da carga tributária e reflete o descontentamento com a gestão fiscal atual.

Deputados da oposição celebram aprovação do PDL que derruba o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) proposto pelo governo Lula.

O projeto teve forte resistência da bancada conservadora e reflete uma resposta ao aumento da carga tributária para cobrir gastos públicos.

O vice-líder da oposição, deputado Sanderson (PL-RS), afirmou que a decisão do plenário é um recado ao governo: “O IOF encarece o crédito e sufoca o consumo. Aprovamos o PDL para proteger o cidadão”.

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) criticou a irresponsabilidade fiscal, afirmando que mais impostos não são a solução para o descontrole governamental.

Deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) acusou o governo de ter um “vício arrecadatório” e destacou que o povo não deve arcar com a incompetência do governo.

O deputado Coronel Tadeu (PL-SP) chamou a decisão de uma vitória da sociedade, afirmando que “o bolso do brasileiro já não aguenta mais”.

O decreto que foi derrubado previa um aumento da alíquota do IOF sobre operações de crédito, sob a alegação de necessidade de equilíbrio fiscal.

A oposição argumenta que o aumento penalizaria trabalhadores, pequenos empresários e consumidores de baixa renda.

A aprovação do PDL é considerada uma derrota para o governo Lula na Câmara, que enfrenta crescente insatisfação no Congresso.

Se aprovado no Senado, o PDL impede a aplicação das novas alíquotas do IOF e mantém os percentuais anteriores, sinalizando uma disputa maior entre Executivo e Legislativo na política fiscal do país.

Leia mais em jovem-pan