Oposição critica Lula depois de demissão de Cida Gonçalves
Críticas da oposição surgem após a demissão de Cida Gonçalves, com foco em acusações de assédio moral e gestão ineficaz no Ministério das Mulheres. Parlamentares apontam escândalos e pedem responsabilidades mais sérias por parte do governo Lula.
Políticos da oposição criticaram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a demissão da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, nesta 2ª feira (5.mai.2025).
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) chamou a gestão da ex-ministra de “ineficiente” e mencionou as acusações de assédio moral contra ela. Cida foi substituída por Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social.
A demissão ocorreu após a imagem de Cida ter sido prejudicada por relatos de um ambiente de trabalho tóxico. A ex-ministra nega as acusações, mas a Comissão de Ética Pública arquivou um processo contra ela em fevereiro.
Nikolas sugeriu que a nova administração responda questões não esclarecidas por Cida, apontando denúncias de assédio e racismo durante sua gestão.
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) caracterizou o governo Lula como “o mais desgovernado da história”, repleto de escândalos e irregularidades.
A deputada Caroline de Toni (PL-SC) também se pronunciou, classificando o caso como “mais um escândalo” e questionou a falta de investigações sobre o assunto.
O vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) criticou a utilização de mulheres como vitrine pelo governo, afirmando que a demissão é fácil, mas investigar e responsabilizar é o verdadeiro desafio.