HOME FEEDBACK

Oposição deve protocolar CPMI para investigar fraudes no INSS nesta terça

Oposição protocola pedido de CPMI para investigar fraudes no INSS com apoio significativo de deputados e senadores. Governo tenta obstruir a instalação alegando que investigações já estão em andamento.

A oposição no Congresso Nacional protocolará nesta terça-feira (6) um pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).

O objetivo é investigar irregularidades nos descontos de aposentadorias e pensões do INSS. A mobilização surge após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) revelarem um esquema de fraudes envolvendo sindicatos e entidades de fachada.

A deputada Coronel Fernanda (PL-MT), uma das autoras do pedido, afirma ter 182 assinaturas de deputados, superando o mínimo de 171. No Senado, Damares Alves (Republicanos-DF) diz ter 29 assinaturas, acima das 27 necessárias.

Contudo, existe a possibilidade de retirada de apoios. O líder do Republicanos, Gilberto Abramo (MG), pediu a retirada de sua assinatura.

O governo federal tenta evitar a CPMI, alegando que a investigação já ocorre pela Polícia Federal e tem potencial viés político, visando desgastar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre partidos aliados, há dissidências: 11 deputados do MDB, 11 do PSD, 13 do Republicanos, 14 do PP e 1 do PSB assinaram o requerimento.

A instalação da CPMI depende da leitura do requerimento em plenário pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Sem esse ato, a comissão não será formalmente aberta.

Leia mais em infomoney