Oposição planeja obstrução na Câmara caso projeto de lei de anistia não avance
Oposição está pronta para obstruir votações na Câmara caso projeto de anistia não avance. Sóstenes Cavalcante destaca a anistia como prioridade do PL e aguarda decisões sobre a tramitação do projeto.
Oposição na Câmara dos Deputados está pronta para obstruir votações se o projeto de anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro não avançar.
O líder do Partido Liberal (PL), Sóstenes Cavalcante, anunciou que discutiu a tramitação do projeto com o presidente da Câmara, Hugo Mota. Ele questionou sobre o melhor caminho: urgência ou comissão especial.
Cavalcante enfatizou que a anistia é a prioridade número um do PL após a eleição das comissões.
Ele mencionou a ausência de Mota na próxima semana e afirmou que a oposição aguardará seu retorno para decisões. Se não houver avanços, o PL iniciará a obstrução, uma estratégia regimental para atrasar votações.
Atualmente, o projeto de anistia não possui votos suficientes para aprovação e precisa ser negociado antes de ser enviado ao Senado Federal.
Cavalcante reafirmou que a decisão sobre o projeto cabe ao presidente da Câmara e destacou que o PL não está recuando em sua posição sobre a anistia.
Com informações de Evandro Cini
Reportagem produzida com auxílio de IA