HOME FEEDBACK

Ordem mundial está sendo desmontada pelos EUA, diz Mauro Vieira

Mauro Vieira critica as tarifas impostas por Trump e ressalta que a ordem mundial está em crise. O chanceler brasileiro defende que questões comerciais não devem ser misturadas com interesses políticos.

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, defendeu o governo federal em relação às tarifas de 50% impostas por Donald Trump às exportações brasileiras. Durante o evento "O novo cenário global", ele afirmou que a ordem mundial pós-II Guerra, baseada em instituições como a OMC, está sendo desmantelada pelos próprios EUA.

Vieira criticou a crise da OMC e as iniciativas de Trump, que levam a um comércio global desregulado, semelhante ao período anterior ao GATT. Ele refutou as acusações dos EUA sobre desequilíbrios comerciais, evidenciando o superávit comercial americano como prova de que as tarifas não fazem sentido.

Citando motivações políticas, Vieira mencionou a interferência da Casa Branca no processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro. O chanceler e o vice-presidente Geraldo Alckmin buscam diálogo com os EUA para evitar danos às empresas brasileiras devido a afinidades ideológicas.

Após a fala de Vieira, o ex-embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, analisou a relação entre os países. Ele destacou que Trump pressiona países democráticos, como o Brasil, e defendeu o direito do Brasil de proteger sua soberania.

Shannon apontou que as tarifas de Trump podem estar relacionadas com a situação judicial de Bolsonaro e mencionou o impacto de grandes empresas de tecnologia e a aproximação do Brics na equação.

Leia mais em valoreconomico