HOME FEEDBACK

Ordem mundial está sendo desmontada pelos EUA, diz Mauro Vieira

Mauro Vieira critica tarifas impostas pelos EUA e suas implicações para a ordem mundial. Chanceler destaca o impacto político nas relações comerciais e defende diálogo para proteger interesses brasileiros.

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defendeu o governo federal em relação às tarifas de 50% impostas pelos EUA contra exportações brasileiras.

Ele afirmou que a ordem mundial, estabelecida após a II Guerra Mundial, está sendo desmantelada pelo governo Trump, exemplificando com a Organização Mundial do Comércio (OMC), que encontra-se "em crise total".

Durante o evento "O novo cenário global e o papel do setor privado nas relações Brasil-EUA", ele criticou a atuação dos EUA fora de organismos internacionais, afirmando que isso provoca uma dinâmica desregulada no comércio global.

Vieira refutou as acusações dos EUA sobre desequilíbrios comerciais com o Brasil, citando o superávit americano como evidência contra as tarifas de Trump.

O chanceler ressaltou que a Casa Branca tem motivações políticas em suas ações, visando interferir no processo judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ele afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o Itamaraty estão buscando diálogo para evitar que questões políticas afetem empresas brasileiras e americanas.

Após a fala do ministro, o ex-embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, analisou as relações Brasil-EUA, mencionando a disposição de Trump em interferir em processos internos de democracias, como a brasileira.

Shannon observou que o ataque tarifário de Trump pode estar relacionado ao julgamento de Bolsonaro e a fatores como a aproximação do Brasil com o Brics.

Leia mais em valoreconomico