Organização de Saúde Animal reconhece Brasil livre de gripe aviária
Brasil é reconhecido como livre da gripe aviária, abrindo caminho para a recuperação do comércio internacional de produtos avícolas. O Itamaraty já iniciou o processo de comunicação com autoridades sanitárias estrangeiras para remover restrições.
A OMSA reconhece o Brasil como território livre da gripe aviária de alta patogenicidade em aves de produção comercial.
O relatório foi divulgado em 26.jun.2025 e o Itamaraty já iniciou comunicações para reestabelecer o comércio internacional de produtos avícolas.
A declaração visa recuperar o status do Brasil, conforme divulgado pela OMSA. O reconhecimento surgiu após a análise do documento enviado pelo Mapa em 18 de junho.
Com o fim do vazio sanitário e sem novos casos confirmados em aves comerciais, encerram-se as restrições técnicas após o surto em Montenegro (RS).
As autoridades brasileiras implementaram protocolos sanitários, incluindo abate sanitário e desinfecção das instalações contaminadas.
Até 24.jun, 17 países retiraram restrições para a compra de carne de aves brasileiras, mas o Japão mantém restrições em três municípios.
A exportação de carne de frango in natura caiu cerca de 25% na média diária entre as duas primeiras semanas de junho, comparado ao mesmo período de 2024, segundo dados do Rio Grande do Sul.