HOME FEEDBACK

Organização internacional oficializa Brasil como país livre de gripe aviária

Brasil é reconhecido como livre da gripe aviária pela OMSA após erradicação do vírus em aves comerciais. A decisão facilita a retomada das exportações de carne de frango, com diversos países já retirando restrições.

A OMSA reconheceu oficialmente o Brasil como país livre da gripe aviária de alta patogenicidade em aves de produção comercial, nesta quinta-feira (26).

Essa decisão encerra o processo técnico iniciado após o único foco da doença, registrado em 15 de maio, em uma granja no Rio Grande do Sul.

O reconhecimento internacional veio após a análise da autodeclaração do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), enviada em 18 de junho. A OMSA publica a declaração, mas não emite parecer técnico próprio.

O governo brasileiro está comunicando formalmente o restabelecimento do status sanitário e solicitando a revogação das restrições comerciais. Até terça-feira (24), 16 países já retiraram restrições para a compra de carne de aves do Brasil.

O foco da doença inicialmente detectado em 15 de maio foi confirmado como H5N1, com medidas de erradicação adotadas, incluindo abate sanitário e vigilância. Um período de vazio sanitário começou em 21 de maio.

A exportação de carne de frango in natura caiu cerca de 25% nas duas primeiras semanas de junho. Mapa e Itamaraty trabalham para reverter as suspensões ainda em vigor.

O Brasil registrou, ao todo, oito focos de gripe aviária, incluindo diferentes tipos de aves. Os zoos em Brusque e Sapucaia do Sul estão sob monitoramento devido a casos confirmados. A origem do vírus em Montenegro está ligada a aves migratórias.

Leia mais em folha