Organizações brasileiras veem tarifa de Trump como 'declaração de vingança contra a democracia'
Organizações que compõem o Pacto pela Democracia condenam a sobretaxa de Trump e alertam para tentativas de desestabilização do Estado brasileiro. A coalizão destaca a gravidade das ameaças à soberania e à integridade do processo democrático no Brasil.
Organizações brasileiras do Pacto pela Democracia, estabelecido em 2018, repudiaram a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, chamando-a de "declaração de vingança contra a democracia".
A rede, que inclui mais de 200 grupos, afirma que há uma tentativa de “dobrar o Estado brasileiro pela força econômica” e intimidar aqueles que desafiam autoritarismos.
A sobretaxa, que entrará em vigor em 1º de agosto, foi motivada pela insatisfação de Trump com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A diretora-executiva do Pacto, Flávia Pellegrino, já havia alertado sobre os perigos à democracia brasileira em uma entrevista em abril, mencionando a pressão por anistia a condenados por ataques de 8 de janeiro de 2023 e a movimentação por voto impresso.
Na nota, as entidades afirmam que dois eventos graves atacam a democracia brasileira: a ameaça de retaliação de Trump e o pedido do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro por uma "anistia geral".
O texto declara que esses eventos constituem um ultimato antidemocrático, visando dobrar o Estado brasileiro através da força econômica. Motivações incluem a possível “responsabilização judicial” de Jair Bolsonaro e avanços no julgamento sobre regulação das big techs.
O Pacto critica a "articulação da extrema direita", destacando um ataque ao direito soberano do Brasil e uma tentativa de interferência no processo eleitoral de 2026.
As 21 ONGs que assinam a nota exigem investigação rigorosa das articulações mencionadas e responsabilização caso condutas irregulares sejam confirmadas. Além disso, alertam contra a normalização de atos de conspiração que ameaçam a soberania do país.
Entre as organizações que assinam a nota estão Sou da Paz, Talanoa, e Democracia em Xeque, além de PNBE, Sleeping Giants Brasil, e outras. O Pacto pela Democracia é apartidário e defende instituições e eleições livres.