Organizações de esquerda lançam “plebiscito popular”
Plebiscito terá perguntas sobre jornada de trabalho e isenção de IR e busca mobilizar apoio popular. Iniciativa é vista como estratégia para fortalecer a base eleitoral do governo Lula antes das eleições de 2026.
Movimentos sociais, centrais sindicais, artistas e partidos políticos lançaram um plebiscito em São Paulo no dia 10 de abril de 2025, para avaliar a opinião da população sobre temas como:
- Redução da jornada de trabalho;
- Fim da escala 6 X 1;
- Isenção de IR para rendimentos até R$ 5.000.
A consulta nacional popular ocorrerá em setembro de 2025, visando mobilizar a base eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2026.
O lançamento do plebiscito, no Largo São Francisco na USP, contou com a presença de lideranças do PT e de partidos como Psol e PC do B, além de movimentos sindicais como MST, CUT e UNE.
A advogada Glória Trogo, do Psol, uma das organizadoras, destacou que o plebiscito convida a população a participar do debate sobre as propostas, dado o cenário conservador no Congresso Nacional.
Trogo enfatizou que o plebiscito não é um evento único, mas uma mobilização que se estenderá por meses, buscando apoio e participação ativa da nossa sociedade.
Com informações da Agência Brasil.