‘Os Estados Unidos não podem anexar outro país’, diz premiê dinamarquesa sobre Groenlândia
Primeira-ministra da Dinamarca reforça compromisso com a soberania da Groenlândia e responde a ameaças americanas. Frederiksen destaca a cooperação em segurança e a pronta defesa da ilha diante de interesses dos Estados Unidos.
Primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, reafirma soberania sobre a Groenlândia durante visita à ilha.
Frederiksen advertiu os Estados Unidos que “não podem anexar outro país”, em resposta a declarações do presidente Donald Trump, que manifestou o desejo de tomar posse do território dinamarquês no Ártico.
A líder dinamarquesa afirmou que a Dinamarca não cederá às pressões dos EUA e acrescentou: “Em matéria de segurança, há muitas coisas que nós e vocês podemos fazer”. A Groenlândia, segundo Frederiksen, faz parte da OTAN e tem um acordo de defesa com os EUA há 75 anos.
A pressão americana aumentou após a visita do vice-presidente J.D. Vance em março, que criticou a infraestrutura e segurança na ilha. Vance sugeriu que, se a Groenlândia se tornasse independente, novos diálogos sobre relações com os EUA poderiam ser considerados.
Frederiksen ressaltou que a Dinamarca está ampliando sua presença na Groenlândia com novos recursos, como navios polares, drones e capacidades satelitais. “Respeitamos nossos compromissos, e outros nos seguirão”, finalizou.
A visita de Frederiksen ocorre após a formação de um novo governo de coalizão na Groenlândia, liderado pelo partido Os Democratas, de centro-direita.
Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira