Os protestos que 'expulsaram' casamento de Jeff Bezos do centro de Veneza
Ativistas celebram a mudança de local do casamento de Jeff Bezos como uma vitória contra o turismo excessivo em Veneza. Protestos destacam a insustentabilidade do estilo de vida dos ultra-ricos e seus impactos na cidade histórica.
Manifestantes em Veneza proclamam vitória após Jeff Bezos e convidados do seu casamento serem obrigados a mudar a celebração para um local mais afastado do centro da cidade.
O casamento de Bezos com a apresentadora Loren Sanchez gera protestos contra o excesso de turismo e apoio a Donald Trump.
A festa, marcada para ocorrer na Scuola Grande della Misericordia, foi transferida para o Arsenal de Veneza.
O protesto foi liderado pelo grupo No Space for Bezos, que se diz "orgulhoso" de ter "expulsado uma das pessoas mais poderosas do mundo".
A lista de convidados inclui celebridades como Kim Kardashian, Mick Jagger e Leonardo DiCaprio. Jatos particulares e iates devem lotar a cidade.
Criticas à manifestação foram feitas por autoridades locais, que veem os visitantes ricos como uma fonte de renda importante.
"Os manifestantes se comportam como se fossem os donos de Veneza", disse o conselheiro municipal Simone Venturini.
Os ativistas argumentam que o excesso de turismo e mudanças climáticas estão ameaçando a cidade, que introduziu uma taxa diária para visitantes.
Ativistas planejam protestos adicionais neste fim de semana, tentando bloquear o acesso dos convidados. "Bezos está tratando Veneza como um parque temático", afirma Tommaso Cacciari.