Ouro avança para máximas históricas com aumento de incertezas e tensões comerciais
Investidores buscam segurança em meio a incertezas geopolíticas, impulsionando o preço do ouro. Com ameaças de tarifas e sanções, ativos tradicionais enfrentam pressão crescente.
Mercados em alta devido a incertezas políticas
Às vésperas do anúncio de tarifas recíprocas dos Estados Unidos, previsto para 2 de abril, e com novas ameaças de sanções ao petróleo russo por Donald Trump, investidores buscam maior segurança.
Os contratos futuros de ouro atingiram suas máximas históricas, subindo 1,17% no fechamento desta segunda-feira (31), a US$ 3.122,8 por onça-troy na Comex.
A máxima intradiária foi de US$ 3.132,50.
Trump também ameaçou impor tarifas a compradores de petróleo russo e alertou o Irã sobre uma possível ação militar se não houver acordo sobre seu programa nuclear.
Segundo Frank Watson, analista da Kinesis Money: “A guerra comercial cada vez mais profunda ameaça interromper as cadeias de suprimentos internacionais, prejudicando o crescimento em vários setores. Isso criou uma atitude de aversão ao risco entre os investidores, levando dinheiro para ativos percebidos como seguros, como os metais preciosos.”