Ouro despenca em meio ao alívio nas tensões comerciais
Investidores reagem a acordo comercial entre EUA e China, aumentando apetite por ativos de risco. Como resultado, contratos futuros de ouro experimentam uma queda significativa em seu valor.
Contratos futuros de ouro fecharam em forte queda nesta segunda-feira (12). Essa queda é atribuída ao alívio nas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.
O acordo entre os países gerou um maior apetite dos investidores por ativos de risco e resultou em vendas de posições em ativos seguros, como o ouro.
No fechamento, os contratos futuros de ouro com vencimento para junho caíram 3,47%, cotados a US$ 3.228,0 por onça-troy na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).
Os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo no domingo para pausar tarifas recíprocas por 90 dias. Washington reduzirá sua tarifa de 145% sobre produtos chineses para 30%, enquanto Pequim diminuirá sua tarifa sobre produtos americanos para 10%.
Jim Wyckoff, da Kitco, observa que o apetite pelo risco gerado durante as negociações levou os investidores a realizarem lucros e liquidarem posições compradas em contratos futuros de ouro, impactando o preço do metal precioso.