Ovos com foco de gripe estão em granjas de 3 Estados, diz governo
Ministério da Agricultura se pronuncia sobre ovos de granja com foco de gripe aviária. Medidas de precaução incluem a destruição dos produtos, embora não haja evidências de contaminação.
Ministério da Agricultura e Pecuária encontrou ovos de granja com focos de gripe aviária em 3 estados: Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Os ovos estavam destinados à incubação, mas isso não garante contaminação. Procedimentos sanitários serão adotados, incluindo destruição dos produtos como precaução.
"Não há comprovação de contaminação", diz nota do Ministério da Agricultura. A gripe aviária foi confirmada na granja de Montenegro (RS) e não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos.
O ministro Carlos Fávaro decretou estado de emergência zoossanitária no município por 60 dias, com área de controle de 10 km.
A informação do governo do Rio Grande do Sul indica que todas as galinhas morreram em um galpão e 80% em outro, sendo o restante sacrificado.
A gripe aviária é uma infecção viral grave que afeta aves e pode, em casos raros, ser transmitida a humanos, causando doenças respiratórias sérias.