Pacheco recusa convite de Lula para ministério
Rodrigo Pacheco rejeita convite de Lula para ministério, mas considera candidatura ao Senado. Encontro entre os dois reforça a busca do presidente por apoio político em Minas Gerais.
Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, recusou convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chefiar um ministério.
O encontro entre Lula e Pacheco ocorreu no último sábado (15) na Granja do Torto, e contou com a presença do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Pacheco deixou em aberto a possibilidade de se candidatar ao Senado por Minas Gerais. O presidente Lula teria dificuldades em alocar Pacheco em um ministério devido ao seu interesse nas pastas da Justiça e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que estão ocupadas, necessitando de demissões difíceis.
A recusa de Pacheco acontece em um momento de baixa popularidade de Lula, especialmente em Minas Gerais. Apesar disso, Pacheco se comprometeu a ser um aliado do governo nos próximos dois anos.
Lula, por sua vez, precisa de um palanque forte em Minas Gerais para a campanha da reeleição em 2026 ou para indicar um sucessor. A hesitação de Pacheco pode estar dificultando negociações sobre uma reforma ministerial.