Pacote de Lula para tarifaço foi lançado sem saber o juro a ser cobrado
Medida busca amparar empresas diante do aumento de tarifas dos EUA, mas condições de juros permanecem indefinidas. Governo promete priorizar as mais impactadas pelo tarifaço na definição das regras de acesso ao crédito.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou uma medida provisória (MP) nesta 4ª feira (13.ago.2025) com um plano de contingência para empresas brasileiras atingidas pelo tarifaço dos Estados Unidos.
O plano, chamado de “Brasil Soberano”, libera R$ 30 bilhões em linhas de crédito. No entanto, o governo ainda não definiu a taxa de juros a ser cobrada no programa, mesmo assim, realizaram um evento para ganhar visibilidade.
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, informou que a taxa será definida em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) na próxima semana. Ele afirmou que haverá “condições diferenciadas” para os exportadores mais afetados pelas tarifas.
Mello destacou que as empresas menos impactadas terão outros critérios de elegibilidade, e as condições financeiras do crédito serão melhores do que as do mercado. Além do crédito, a medida inclui outros itens, que ainda serão detalhados.