Paga a conta quem cometeu fraude, diz Haddad sobre INSS
Haddad afirma que entidades envolvidas na fraude do INSS devem arcar com os prejuízos. O governo acompanha a situação e avaliará a responsabilidade do Tesouro Nacional em ressarcir as vítimas.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que associações que fraudaram aposentadorias e pensões de brasileiros devem pagar pela fraude.
Ele comentou sobre o escândalo do INSS durante evento nesta 6ª feira (9.mai.2025) e disse que o Tesouro acompanhará o desenrolar da situação para avaliar pagamentos aos beneficiários.
A AGU (Advocacia Geral da União) solicitou o bloqueio de bens de 12 entidades investigadas, totalizando R$ 2,56 bilhões em móveis e imóveis.
Haddad destacou que já foi bloqueado um conjunto apreciável de recursos das contas das associações envolvidas. A equipe econômica fará um balanço sobre iniciativas da AGU e da CGU (Controladoria Geral da União) para definir a participação do Tesouro no ressarcimento.
Questionado se o Tesouro arcará com os descontos, ele reafirmou que é preciso “ver o desenrolar das coisas”. O ministro destacou que “quem cometeu abuso e fraudes deve pagar”, mencionando a responsabilidade civil do ressarcimento.
Haddad ainda comentou que o governo Lula se empenhou em “sanear” o problema e que a fraude foi descoberta por um dos ministérios.