HOME FEEDBACK

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

O grupo aumenta a produção de petróleo em meio à queda acentuada dos preços, atingindo o menor nível em quatro anos. A discussão sobre a conformidade das cotas de produção continua a ser uma preocupação entre os membros da OPEP+.

Oito países da OPEP+ decidiram, em reunião online, aumentar a produção de petróleo em 411 mil barris por dia em junho, repetindo o aumento de maio.

A decisão ocorre em meio à queda dos preços do petróleo, que atingiram o menor nível em quatro anos, com o Brent a US$ 61,29 por barril.

Os preços estão em declínio por conta do aumento da oferta e das incertezas sobre a economia global, especialmente nos EUA e na China, afetadas pela guerra comercial de Donald Trump.

A Arábia Saudita expressou frustração com Cazaquistão e Iraque, que excederam suas cotas de produção.

A OPEP+ mantém cortes de produção superiores a 5 milhões de bpd, programados até o final de 2026, e a conformidade com esses cortes é uma questão central, especialmente para Cazaquistão, Iraque e Rússia.

Uma reunião ministerial completa da OPEP+ está agendada para 28 de maio para avaliar a situação do mercado e a conformidade.

Leia mais em exame