Países do Brics dizem lamentar o colapso do cessar-fogo em Gaza
Os países do Brics expressaram preocupação com a intensificação da violência na Faixa de Gaza e destacaram a necessidade de um cessar-fogo. Eles instaram todas as partes a respeitar o direito internacional e a garantir a segurança da população civil na região.
BRICS condena colapso do cessar-fogo na Faixa de Gaza
Em um comunicado conjunto divulgado em 31 de março de 2025, o BRICS lamentou o “colapso” do cessar-fogo na Faixa de Gaza e condenou a retomada dos ataques israelenses.
A declaração ressaltou a necessidade de respeito aos termos do acordo, incluindo a libertação de reféns e detidos, e foi resultado da reunião em Brasília entre vice-ministros das Relações Exteriores.
O aviso aponta para a importância do multilateralismo e do direito internacional nas resoluções de conflitos, e destaca o papel vital da UNIFIL na estabilidade regional.
Após ataque das FDI que matou 15 paramédicos, foi reiterada a urgência de garantir o acesso humanitário e respeito integral ao direito humanitário. O comunicado demandou a cessação de hostilidades e enfatizou a resolução política do conflito.
Principais pontos da declaração:
- Colapso do cessar-fogo e condenação dos ataques israelenses;
- Reafirmação do direito à autodeterminação do povo palestino;
- Apelo ao apoio internacional para a Autoridade Palestina e sua infraestrutura;
- Censura à violência contra trabalhadores humanitários em Gaza;
- Rejeição ao deslocamento forçado da população palestina;
A previsão é que novas consultas sobre o Oriente Médio e Norte da África sejam realizadas sob a presidência indiana do BRICS em 2026.