HOME FEEDBACK

Países que comprarem petróleo venezuelano serão tarifados em 25% pelos EUA, diz Trump

Trump anuncia tarifas de 25% sobre importações de países que comprarem petróleo da Venezuela. Medidas visam pressionar Caracas e combater gangues que operam no país sul-americano.

Washington - O presidente Donald Trump anunciou, em 24 de abril, uma tarifa de 25% sobre todas as importações de países que adquirirem petróleo ou gás da Venezuela.

Trump afirmou que a Venezuela é “muito hostil” aos EUA e que as tarifas entrarão em vigor a partir de 2 de abril. Ele também mencionou tarifas “secundárias” para a Venezuela devido à presença da gangue Tren de Aragua.

O governo deportará imigrantes, segundo Trump, membros desta gangue que entraram ilegalmente nos EUA. A decisão sugere uma postura mais agressiva em relação à China, o maior comprador do petróleo venezuelano.

Trump chamou o 2 de abril de “Dia da Liberação”, anunciando planos imprecisos para igualar as tarifas comerciais com outros países, além de aplicar 25% contra México e Canadá.

O mercado acionário dos EUA reagiu com otimismo, mas o S&P 500 ainda enfrenta dificuldades em meio a temores de uma guerra comercial.

Trump usou sua postagem para notificar o Departamento de Segurança Interna sobre essa nova política. A China, que comprou 68% do petróleo venezuelano em 2023, seria impactada, junto com outros países, como Espanha, Rússia, Cingapura e Vietnã.

Em janeiro, os EUA importaram 8,6 milhões de barris de petróleo da Venezuela, segundo dados do Census Bureau.

Leia mais em estadao