HOME FEEDBACK

Palestinos em Gaza entoam cantos contra Hamas em protesto por fim da guerra; veja vídeo

Protestos em Gaza refletem o descontentamento da população com a guerra e a liderança do Hamas. A manifestação espontânea, marcada por gritos contra o grupo, evidencia a busca por mudanças em meio ao caos.

Centenas de palestinos protestaram no norte da Faixa de Gaza exigindo o fim da guerra e criticando o Hamas, em uma rara manifestação de oposição ao grupo que controla a região.

A região, densa e devastada pelos combates, viu mais de 15 meses de bombardeios israelenses, resultando em deslocamento de nove em cada dez pessoas, conforme a ONU.

No dia 25 de março, vídeos mostraram manifestantes com faixas e cânticos pedindo o fim da guerra e gritando "Fora, fora, fora, Hamas, fora". A ação foi considerada espontânea, motivada pelo desgaste da população com o conflito.

Basem Naim, do Hamas, reconheceu o direito ao protesto, mas questionou agendas políticas por trás das manifestações, insinuando divisões entre grupos palestinos.

O Fatah, que governa a Cisjordânia, pediu ao Hamas que respondesse ao clamor popular. O Hamas controla a Faixa de Gaza desde 2007, após um conflito violento com o Fatah.

Os ataques israelenses mataram mais de 50 mil palestinos, enquanto recente escalada resultou em quase 700 mortes em uma semana, principalmente de mulheres e crianças. A situação gerou pânico e incerteza entre a população, forçada a evacuar.

Embora haja tentativas de retomar um cessar-fogo, pouco avanço foi feito em questões cruciais, como o futuro governo da Faixa de Gaza, com o Hamas insistindo em sua participação nas decisões futuras.

Leia mais em folha