Papa Francisco fala da Quaresma como ‘tempo de cura’
Papa Francisco destaca a Quaresma como um momento de reflexão e cura, incentivando o amor fraterno e a reconciliação. Ele também pede orações pela paz em regiões afetadas por conflitos e relata sua própria recuperação após uma grave internação.
Papa Francisco divulgou neste domingo (30.mar.2025) uma mensagem sobre a Quaresma, descrevendo-a como um “tempo de cura” e pedindo pelo fim de conflitos globais.
Na mensagem, usou a parábola do pai misericordioso para enfatizar o amor fraterno e a reconciliação. “Jesus revela o coração de Deus: sempre misericordioso para com todos. Ele cura nossas feridas para que possamos amar uns aos outros como irmãos”, afirmou.
O pontífice compartilhou sua própria experiência de recuperação e agradeceu a instrumentos de cura ao seu redor. Destacou que “a fragilidade e a doença são experiências que nos unem a todos” e solicitou orações pela paz em países, como:
- Ucrânia
- Palestina
- Israel
- Líbano
- República Democrática do Congo
- Mianmar
Além disso, pediu negociações de paz no Sudão.
O papa não participou da oração do Angelus na Praça de São Pedro. Ele, de 88 anos, recebeu alta hospitalar na semana anterior após uma internação de 38 dias devido a uma pneumonia grave.
Sergio Alfieri, seu médico, afirmou que o Papa apresentou “uma melhora surpreendente” desde seu retorno ao Vaticano, após ter estado “muito perto da morte”. Francisco foi internado em 14 de fevereiro com uma infecção respiratória polimicrobiana e a expectativa é que ele conduza as celebrações da Páscoa em 20 de abril.