Papa Francisco fala sobre 'tempo de cura' em mensagem no Vaticano
Papa Francisco pede que os católicos vejam a quaresma como um momento de cura, refletindo sobre a fragilidade da condição humana. O pontífice continua sua recuperação após uma longa hospitalização, com expectativa de reabilitação nas próximas semanas.
Papa Francisco, em recuperação no Vaticano após mais de cinco semanas hospitalizado por pneumonia, fez um apelo aos católicos neste domingo (30) durante o Angelus.
O pontífice, de 88 anos, deixou o hospital Agostino Gemelli no domingo passado, após 38 dias de internação. Sua saúde esteve crítica em dois momentos.
Agora, ele deve passar por um período de recuperação de pelo menos dois meses, seguindo orientações médicas, sem atividades públicas.
No Angelus, ele não esteve presente, mas um texto seu foi lido. Francisco pediu que a quaresma seja vivida como um tempo de cura: "Queridíssimos, vivamos esta Quaresma, especialmente no Jubileu, como um tempo de cura".
Ele fez referência à fragilidade e à doença como experiências que nos unem, ressaltando a salvação oferecida por Cristo.
A Santa Sé informou na sexta-feira (28) que o papa apresentava “leves melhorias” em sua saúde, com progressos na fala.
A hospitalização foi a mais longa de seus 12 anos à frente da Igreja Católica. Ele também ofereceu orações pelas vítimas de conflitos em diferentes países, incluindo Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, República Democrática do Congo e Mianmar.
O papa demonstrou preocupação com a situação no Sudão do Sul, onde os conflitos recentes se intensificaram.