HOME FEEDBACK

Papa Francisco faz 1ª aparição pública antes de receber alta do hospital

Papa Francisco aparece ao público após 37 dias internado e receber alta do hospital. A recuperação continua em casa, onde ele deverá passar por reabilitação e convalescência nos próximos meses.

Papa Francisco aparece ao público pela primeira vez em 37 dias, após internação no hospital Agostino Gemelli, em Roma.

O pontífice, de 88 anos, sairá do hospital ainda hoje, conforme anunciado pela equipe médica.

Antes de sua aparição, foi divulgado o texto do Angelus, oração dominical. Este foi o sexto domingo que o Angelus foi anunciado por escrito.

Pessoas se aglomeraram na entrada do hospital, deixando homenagens, como velas e flores, em apoio à sua recuperação.

Francisco está curado de pneumonia bilateral e superou pelo menos quatro crises respiratórias graves. Os médicos afirmam que ele correu risco de morte em dois momentos.

O tratamento continuará na Casa Santa Marta, no Vaticano, onde ele ficará em convalescença por pelo menos mais dois meses, realizando reabilitação motora e respiratória.

Durante esse período, os médicos recomendam que evitem grandes grupos e esforços excessivos. A participação do papa nas celebrações da Páscoa é incerta.

A alta foi decidida pela estabilidade clínica nas últimas semanas, e o uso de oxigênio artificial tem diminuído. O papa nunca foi intubado.

Mesmo internado, ele manteve parte de seu trabalho e despachou documentos, mas precisou recusar participar de celebrações do Jubileu da Igreja.

Uma foto recente destacou sua condição: ele aparece quase de costas, com a mão direita inchada devido à falta de mobilidade. Um áudio gravado anteriormente mostrava sua fragilidade ao agradecer os fiéis.

Papa Francisco foi internado em 14 de fevereiro com sintomas de bronquite e diagnosticado com infecção polimicrobiana nas vias respiratórias e pneumonia.

Seu quadro foi considerado complexo devido à idade e doenças respiratórias crônicas.

Leia mais em folha