Papa Francisco faz 1ª aparição pública e recebe alta do hospital
Papa Francisco faz primeira aparição pública após 37 dias internado e agradece aos fiéis. Apesar da recuperação da pneumonia, pontífice seguirá convalescendo e não poderá participar de grandes eventos.
Papa Francisco faz primeira aparição pública após 37 dias de internação no hospital Agostino Gemelli, em Roma.
No domingo (23), por volta das 12h (8h de Brasília), ele acenou da varanda em uma cadeira de rodas. Agradeceu aos fiéis abaixo, só interrompido brevemente por uma tosse.
O pontífice, de 88 anos, foi internado em 14 de fevereiro com sintomas de bronquite, resultando em um diagnóstico de infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral.
A equipe médica afirmou que Francisco superou quatro crises respiratórias graves, e o tratamento continuará na Casa Santa Marta, onde ele ficará em convalescença por pelo menos mais dois meses.
Os médicos recomendam que ele evite grandes grupos e esforços excessivos. A participação nas celebrações da Páscoa, em quatro semanas, ainda é incerta.
A alta foi concedida após estabilidade clínica, com redução no uso de oxigênio artificial. O papa não foi intubado durante a internação.
Mesmo hospitalizado, ele manteve contato com colaboradores, embora tenha perdido a oportunidade de participar de celebrações importantes da Igreja.
Nos dias anteriores, o Vaticano divulgou imagens e áudios que demonstravam a condição fragilizada da sua saúde.