Papa Francisco inicia processo de canonização de Gaudí
Papa Francisco reconhece Antoni Gaudí como venerável e inicia processo de canonização. Agora, o arquiteto deverá ter um milagre atribuído a ele para ser beatificado.
Papa Francisco aprova canonização de Antoni Gaudí
Em um comunicado do Vaticano nesta 2ª feira (14.abr.2025), o papa Francisco lançou o decreto para iniciar a canonização do arquiteto catalão Antoni Gaudí, famoso pela Sagrada Família em Barcelona, Espanha.
Com essa decisão, Gaudí se torna “venerável”, após suas “virtudes heroicas” serem reconhecidas. O Vaticano o descreveu como “arquiteto de Deus”.
O próximo passo para sua beatificação requer a atribuição de um milagre a ele. Com a confirmação de um segundo milagre, Gaudí poderá ser declarado santo.
Gaudí trabalhou na Sagrada Família por 40 anos, dedicando seus últimos 12 anos exclusivamente à obra, que é considerada patrimônio mundial da Unesco e a maior igreja católica romana inacabada do mundo.
A conclusão da obra estava prevista para 2026, em celebração ao centenário da morte do artista, mas a pandemia da covid-19 atrasou o cronograma devido à queda na receita do turismo, que financia a construção.
Ainda assim, a Sagrada Família é um dos principais pontos turísticos da Europa, famosa por suas altas torres góticas e vitrais impressionantes.
Além da Sagrada Família, Gaudí é autor de outras obras notáveis em Barcelona, como Casa Millà, Cripta da Colônia Güell e Casa Battló.