Papa Francisco morreu de AVC, diz Vaticano
Papa Francisco faleceu após complicações de saúde, deixando um legado de 12 anos de papado. Sua morte marca o início do processo de escolha do próximo líder da Igreja Católica.
Papa Francisco morre aos 88 anos
O Vaticano confirmou a morte do papa Francisco na segunda-feira, 21 de abril de 2025, devido a insuficiência respiratória e AVC. O diagnóstico foi feito pela diretora de Saúde e Higiene do Vaticano, Andrea Arcangeli.
O papa estava internado desde fevereiro de 2025 devido a uma pneumonia multimicrobiana bilateral, além de sofrer de pressão alta e diabetes tipo 2. Ele foi o 2º líder mais velho a governar a Igreja Católica nos últimos 700 anos.
Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, e teve uma vida dedicada ao serviço da Igreja. Sua última aparição pública foi no dia 20 de abril de 2025, durante a celebração da Páscoa, onde usou cadeira de rodas e enfrentou dificuldades para falar.
Após sua morte, os cardeais iniciarão o conclave para a escolha do 267º papa. O processo ocorre na Capela Sistina, onde cardeais com menos de 80 anos se reúnem para votar. Para ser eleito, um candidato deve receber 2/3 dos votos, com a confirmação transmitida pela cor da fumaça liberada na chaminé.
A morte do papa Francisco marca um momento significativo na Igreja Católica e gerará novas diretrizes para o futuro da liderança religiosa.