Papa Francisco receberá alta no domingo e fará 1ª aparição pública
Papa Francisco se prepara para sua primeira aparição pública após internação, marcada para o Angelus dominical. Ele convalesce há dois meses devido a complicações respiratórias, mas agora poderá retomar suas atividades no Vaticano.
Papa Francisco receberá alta no domingo (23.mar.2025), conforme confirmado por sua equipe médica neste sábado (22.mar.2025).
Ele passará “pelo menos 2 meses” se recuperando em casa.
Na mesma data, fará sua 1ª aparição pública desde a internação, saudando fiéis durante o Angelus dominical, na janela do Hospital Gemelli em Roma, por volta das 8h (horário de Brasília).
O papa não conduz a oração do Angelus desde 9 de fevereiro. Tradicionalmente, a bênção acontece todos os domingos ao meio-dia (hora de Roma) na Praça de São Pedro, reunindo milhares de fiéis.
Internado desde 14 de fevereiro por problemas respiratórios, Francisco inicialmente tratou uma bronquite, mas foi diagnosticado com pneumonia bilateral, afetando seus 2 pulmões. Nos primeiros dias, precisou de ventilação mecânica não invasiva, mas melhorou e atualmente recebe oxigenação de alto fluxo.
Em 13.março, o papa completou 12 anos como líder da Igreja Católica, com uma missa de ação de graças celebrada na capela do hospital.
Nascido em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio é o 1º papa latino-americano e o 1º jesuíta a liderar a Igreja. Ele foi ordenado sacerdote em 1969, bispo em 1992, arcebispo em 1998 e cardeal em 2001.
Eleito em 2013, após a renúncia de Bento 16, Francisco nunca imaginou ser papa, como revelou em sua biografia “Vida: A minha história através da História”, publicada em 2025.