Papa Francisco será enterrado em caixão de madeira
Papa Francisco escolheu um enterro simples e fora do Vaticano, refletindo sua espiritualidade e humildade. O corpo será velado na Igreja de Santa Maria Maior, onde ele costumava orar.
Papa Francisco morre nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, e será enterrado em um caixão simples de madeira, fora do Vaticano, por escolha própria.
Diferente da tradição, que determina velórios em três caixões interligados (cipreste, chumbo e carvalho) na Basílica de São Pedro, Francisco optou pela Igreja de Santa Maria Maior em Roma, onde costumava orar.
Seu corpo será colocado no caixão às 15h (horário de Brasília) com a tampa aberta para que fiéis possam prestar homenagens.
As orientações para o funeral estão no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, aprovado pelo papa Francisco em 29 de abril de 2024. Segundo o arcebispo Diego Giovanni Ravelli, o rito enfatiza o funeral como de um pastor e discípulo de Cristo, não de uma pessoa poderosa.
A celebração eucarística em sufrágio do papa Francisco ocorrerá na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo cardeal Baldo Reina, às 19h (horário local) e 14h (horário de Brasília).