Papa Leão 14 abençoa fiéis do Rio em audiência com cardeal brasileiro
Dom Orani Tempesta compartilha sua experiência após audiência com o papa Leão 14, destacando a importância do encontro para a arquidiocese do Rio. O arcebispo expressa esperança em um novo capítulo com a liderança do novo pontífice.
Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, encontrou-se com Leão 14, o novo papa, para discutir assuntos relacionados à arquidiocese. O encontro, que durou 15 minutos, ocorreu na segunda-feira (12) e abordou a nomeação de bispos auxiliares.
Dom Orani mencionou que conversaram primeiro em português e, depois, em italiano. Ele destacou a urgência do tema devido à sua volta ao Brasil nesta quarta-feira (14), onde deverá ordenar novos padres e apresentar os bispos auxiliares no sábado (17).
O arcebispo informou que pediu desculpas ao papa por não poder participar da missa de entronização, que ocorrerá no próximo domingo (18). Durante sua estadia em Roma, ele convidou Leão 14 a visitar o Rio, ressaltando que muitos também fizeram convites. O papa afirmou que "vai pensar" sobre a possibilidade.
Dom Orani acredita que a primeira viagem do papa será à Turquia, para a comemoração dos 1.700 anos do Concílio de Niceia. Ele elogiou Leão 14, destacando sua presença, originalidade e participação na missão da Igreja.
O arcebispo também fez uma reflexão sobre a importância social do papa Leão 13, mencionando sua famosa encíclica Rerum Novarum, e comparou ao novo papa, que já discute temas atuais como trabalho e tecnologia.
Dando continuidade ao legado social iniciado por dom Hélder Câmara, Dom Orani ressaltou o trabalho social das paróquias. Ele voltou ao Brasil esperançoso após o conclave, com a certeza de que viu momentos importantes que marcarão sua ação no futuro.