Papa Leão cobra responsabilidade com IAs em conversa com jornalistas
Papa Leão 14 destaca a importância do uso responsável da inteligência artificial e clama pela liberdade de jornalistas presos. Em sua primeira conversa com a imprensa, ele aborda a necessidade de uma comunicação clara e objetiva, longe de ideologias e preconceitos.
Papa Leão 14primeira conversa com jornalistas nesta segunda-feira (12.mai.2025) no Vaticano.
No encontro, abordou questões sobre inteligência artificial (IA), clamou pela libertação de trabalhadores da imprensa presos e a necessidade de desmantelar ideologias.
Leão reconheceu o potencial da IA e enfatizou a importância de seu uso responsável, ressaltando que deve “produzir benefícios para a humanidade”.
Ele declarou: “Essa responsabilidade diz respeito a todos, na proporção da idade e dos papéis sociais”.
O papa também comentou sobre as guerras ao redor do mundo e reiterou sua mensagem de “Guerra nunca mais!”. Em relação aos jornalistas presos, pediu por solidariedade e liberdade de imprensa.
Leão destacou o valor dos jornalistas que arriscam suas vidas e a importância da liberdade de expressão para escolhas livres da população.
Outro ponto abordado foi a comunicação. Segundo ele, deve ser clara e objetiva, evitando ser ideológica ou tendenciosa.
Leão pediu a purificação da comunicação de preconceitos e agressividades, destacando a necessidade de ouvir e acolher as vozes dos mais vulneráveis.
Ele concluiu: “Uma comunicação desarmada e desarmante permite-nos partilhar uma visão diferente do mundo”.