Papa Leão XIV recebe Zelensky após missa do início de seu pontificado
Zelensky agradece ao Papa Leão XIV por apelo por "paz justa" durante audiência no Vaticano. O encontro ocorreu após a missa de entronização do pontífice, que contou com a presença de diversas autoridades internacionais.
Papa Leão XIV recebeu neste domingo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em uma audiência no Vaticano.
Zelensky estava acompanhado pela sua esposa, Olena Zelenska, e pela delegação ucraniana, que incluía autoridades como o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sibiga, e o embaixador na Santa Sé, Andrii Yurash.
O presidente ucraniano agradeceu ao papa pelo apelo por uma "paz justa" durante sua cerimônia de entronização, a qual contou com mais de 150 delegações internacionais. "Toda nação merece viver em paz e segurança", escreveu Zelensky em suas redes sociais.
Leão XIV mencionou que a "martirizada Ucrânia aguarda negociações para uma paz justa e duradoura" e pediu a intercessão de Maria pela paz.
A missa inaugural do pontificado reuniu diversas autoridades, incluindo o vice-presidente americano JD Vance, que cumprimentou Zelensky, marcando um alívio nas tensões após um encontro complicado em fevereiro.
A visita de Zelensky ao Vaticano ocorre logo após as primeiras negociações diretas entre Ucrânia e Rússia desde 2022, realizadas em Istambul. Nos últimos meses, o Vaticano atuou como mediador em várias reuniões entre os líderes.