Papa viria ao Brasil em julho para preparação da COP30
O papa Francisco faleceu aos 88 anos, deixando um legado significativo em questões ambientais e de unidade na América Latina. Sua morte abre caminho para o conclave que escolherá o 267º líder da Igreja Católica.
Cardeal Paulo Cezar Costa informa que papa Francisco, falecido em 21 de abril de 2025, planejava visitar o Brasil em julho para auxiliar na COP30, que ocorrerá em Belém em novembro. Sua saúde, no entanto, dificultou a visita.
O cardeal destacou que a questão ambiental foi uma das prioridades do papado de Francisco, que emitiu a encíclica “Laudato Si” em 2015, abordando a deterioração ambiental e a necessidade de preservação. Em 2023, publicou “Laudate Deum”, criticando a resposta do mundo às mudanças climáticas.
Francisco desejava se reunir com líderes da América Latina para promover unidade na região. Com sua morte, o Vaticano confirmou que ele passou a vida servindo a Igreja.
O papa, que sofria de problemas respiratórios, enfrentou uma crise de saúde em fevereiro, resultando em internações e uma pneumonia bilateral. Sua última aparição pública foi durante a Páscoa em 20 de abril, onde fez um apelo ao desarmamento.
Com o falecimento, inicia-se o conclave para a escolha do 267º papa. Cardeais com menos de 80 anos se reunirão na Capela Sistina até a escolha do novo líder, que requer 2/3 dos votos. A fumaça que surge da chaminé anunciará o resultado da votação.
Acompanhe mais detalhes sobre a morte do papa Francisco.