Paquistão forma unidade militar de mísseis em meio a tensão com Índia
Nova unidade militar paquistanesa será responsável pela supervisão de mísseis em casos de conflito, com foco especial na Índia. O anúncio ocorre em meio a tensões regionais e comemorações do 78º aniversário de independência do Paquistão.
Shehbaz Sharif, o primeiro-ministro do Paquistão, anunciou a criação da Força de Foguetes do Exército, uma nova unidade militar.
A força será dedicada à supervisão de mísseis em conflitos convencionais e terá comando próprio na estrutura militar paquistanesa.
O anúncio ocorreu em uma cerimônia em Islamabad na 4ª feira (13.ago.2025) e lembrou o confronto recente com a Índia em maio deste ano.
Sharif afirmou que a força “será equipada com tecnologia moderna” e terá a capacidade de “atingir o inimigo por todos os lados”. Um alto funcionário de segurança confirmou que a unidade é claramente destinada à Índia.
A cerimônia ocorreu um dia antes do 78º aniversário de independência do Paquistão, que, assim como a Índia, ganhou autonomia do domínio britânico em 1947.
O confronto de maio incluiu mísseis, drones e aviões de combate de ambos os lados, e foi precedido por tensões em abril que resultaram na morte de 26 civis na Caxemira.
Desde 1947, 3 conflitos armados ocorreram entre Paquistão e Índia, com 2 motivados pela disputa sobre a Caxemira.