HOME FEEDBACK

Paquistão liberta 190 reféns sequestrados em ataque a trem, dizem agências

Operação de resgate no Paquistão já liberou 190 reféns de trem sequestrado. Conflito no Baluchistão intensifica tensões entre separatistas e governo, com ameaças contra reféns.

Operação no Paquistão resgata passageiros de trem sequestrado

Na quarta-feira (12), o Paquistão deu início a uma operação para resgatar um trem sequestrado por separatistas do Baluchistão, libertando 190 dos mais de 400 passageiros a bordo.

O grupo sequestrador, BLA (Exército de Libertação de Baluchistão), afirmava ter 214 reféns. De acordo com um funcionário da segurança, 30 agressores foram mortos durante a operação.

O ataque ocorreu na terça (11) após explosões na linha ferroviária, resultando em pelo menos 3 mortes, incluindo o maquinista. Algumas fontes estimam que o número de mortos pode ser superior a 11.

Os sequestradores ameaçaram executar reféns se suas demandas por prisioneiros não forem atendidas em 48 horas. Imagens do ataque foram compartilhadas por um porta-voz do grupo no Telegram.

Pessoas que escaparam contaram que precisaram caminhar horas por áreas montanhosas para se salvar. Uma mulher confrontou o ministro provincial pedindo a volta de seu filho sequestrado.

Pakistan Railways suspendeu serviços para o Baluchistão até que a segurança seja garantida. A viagem do trem, que partiu de Sibi, foi interrompida após quatro horas.

As forças de segurança lutam contra insurgentes na região há décadas, enquanto os grupos rebeldes acusam o governo de exploração de recursos naturais sem benefício para a população local.

Leia mais em folha