HOME FEEDBACK

Para evitar hostilidades, governo Lula avisa Venezuela sobre exercício militar do Brasil na fronteira

Brasil alerta Venezuela sobre exercício militar na fronteira para evitar tensão regional. A "Operação Atlas" ocorrerá em outubro e visa aprimorar a segurança das Forças Armadas na Amazônia.

Governo brasileiro alerta a Venezuela sobre um exercício militar rotineiro na fronteira, em resposta a um clima político tenso na região.

A decisão, solicitada pelo ministro da Defesa, José Múcio, visa se precaver contra possíveis reações do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A tensão aumentou após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de enviar 4.000 marinheiros e fuzileiros navais para águas próximas à Venezuela, levando Maduro a se mobilizar militarmente.

A operação militar brasileira, chamada Atlas, tem ligação com a segurança da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).

A Operação Atlas é um exercício conjunto das Forças Armadas, incluindo Marinha, Exército e Aeronáutica, focado no território amazônico.

O aviso sobre o exercício foi comunicado às autoridades venezuelanas recentemente, pois os militares brasileiros serão deslocados para a Foz do Amazonas entre 27 de setembro e 1º de outubro.

Os exercícios ocorrerão de 2 a 10 de outubro, envolvendo meios terrestres, aéreos e fluviais em múltiplos cenários: rios, terra firme, mar e espaço aéreo, em várias regiões: Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

Leia mais em valoreconomico