Para onde estão se mudando os milionários que estão atrás de vida estável e mais oportunidades
Montenegro se destaca como um novo paraíso para milionários, apresentando um crescimento expressivo na atração de ricos migrantes. Enquanto isso, o Reino Unido enfrenta a maior saída de milionários em uma década, impulsionada por incertezas políticas e fiscais.
Uma mudança histórica está acontecendo entre os milionários do mundo. Este ano, aproximadamente 142 mil deles estão migrando para buscar maiores oportunidades e estabilidade financeira.
Destinos como Suíça, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos continuam atraindo ricos, mas Montenegro se destaca como o centro de milionários que mais cresce, com um aumento de 124% na última década, segundo o Relatório de Migração de Riqueza Privada Henley 2025.
Em termos de fiscalização, Montenegro oferece baixa tributação, sem impostos sobre heranças, tornando-se um refúgio para a preservação de riqueza. A beleza de sua costa adriática e imóveis de luxo também contribuem para sua popularidade.
Em 2024, cerca de 165 mil milionários são esperados para migrar ao redor do mundo. A instabilidade geopolítica e macroeconômica tem acelerado essa mudança, sendo chamada de "a grande migração da riqueza".
Os Emirados Árabes recebem muitos migrantes ricos devido à sua estabilidade política e ao programa de visto dourado, prevendo um ganho de 9,8 mil milionários este ano.
Em contraste, o Reino Unido enfrenta uma saída de 16,5 mil milionários em 2023, impactado por Brexit e mudanças fiscais, o que representa uma redução de 9% na última década.
Outros países Europeus, como França, Espanha e Alemanha, também observam migrações de sua população rica, com um aumento de 114% nas buscas por opções de cidadania entre milionários alemães, revelando uma erosão de confiança na elite rica da Europa.
Essas mudanças podem ter consequências de longo prazo para a estabilidade financeira regional e a inovação.