Parcerias entre empresas é chave para driblar falta de mão de obra
Parceria entre Qualcomm e Nvidia visa desenvolver tecnologias mais eficientes para data centers, destacando a importância da colaboração no setor de tecnologia. Especialistas ressaltam que a união entre empresas é essencial para enfrentar a carência de mão de obra qualificada e garantir o futuro do mercado de trabalho.
A corrida da inteligência artificial (IA) está acelerando a necessidade de parcerias entre empresas para soluções mais eficientes e para enfrentar a escassez de mão de obra em tecnologia.
No evento Caminhos do Brasil sobre "O Futuro do Mercado de Trabalho", especialistas afirmaram que o momento é de colaboração, não de competição.
A Qualcomm anunciou uma parceria com a Nvidia para desenvolver equipamentos mais eficientes para data centers, focando na redução do consumo de energia. Luiz Tonisi, presidente da Qualcomm para a América Latina, destacou a importância da colaboração: "Não tem como fazer nada sozinho nesse mundo."
Rafael Segrera, CEO da Schneider Electric para a América do Sul, reforçou que o cenário é de união entre as empresas e que a colaboração é essencial para sustentabilidade no mercado.
Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, enfatizou que parcerias são cruciais para superar a falta de mão de obra qualificada. Ele observou que o futuro pertence a quem possui múltiplas competências, já que a IA pode substituir especialistas.
Tonisi também mencionou os esforços da empresa para desenvolver um hub para desenvolvedores de IA em diversas plataformas, visando atrair mais de um milhão de desenvolvedores.
Ele destacou que o Brasil tem condições de prosperar na nova economia, com uma infinidade de oportunidades, e que "nas dificuldades, nasce a resiliência."
O evento Caminhos do Brasil é uma iniciativa dos jornais O GLOBO e Valor Econômico, além da rádio CBN, com patrocínio do Sistema Comércio.