HOME FEEDBACK

'Parem os moinhos': turbinas eólicas 'estúpidas e feias' são novo alvo de Trump

Trump critica turbinas eólicas, alegando problemas estéticos e de custo em Nova Jersey. Enquanto isso, o setor de energia eólica nos EUA enfrenta desafios regulatórios e queda nas encomendas, apesar de avanços significativos nas capacidades de geração.

Donald Trump ataca energia eólica em postagem no TruthSocial, afirmando que os "moinhos de vento estúpidos e feios estão matando Nova Jersey". Ele cita aumento de 28% nos preços da energia e pede para pararem as turbinas.

Trump é crítico de longa data das energias renováveis, especialmente das turbinas eólicas, que considera "monstros feios". Em 2012, ele se opôs à construção de um parque eólico próximo ao seu campo de golfe na Escócia, alegando que as turbinas prejudicam o turismo e a paisagem.

Estados Unidos em segundo lugar na geração de energia eólica mundial, segundo a Irena. A energia eólica representa 17% da eletricidade global, com previsão de superação do carvão até 2026.

No primeiro semestre de 2025, a energia eólica contribuiu com 12,2% da eletricidade total dos EUA, crescendo 9,5% em relação ao ano anterior. Projeções apontam que a participação na matriz elétrica deve superar 13% até 2025.

Setor enfrenta desafios, com uma queda de 50% nas encomendas de turbinas e incertezas regulatórias. O governo dos EUA suspendeu licitações para energia eólica offshore, gerando incertezas sobre créditos fiscais.

Apesar disso, Texas lidera a geração de energia eólica, responsável por 28,6% da produção em 2024, seguido por Iowa, Oklahoma, Kansas e Illinois, que também apresentam expansão. Regiões como Califórnia e Oregon seguem em crescimento.

Leia mais em exame