Parlamento da Alemanha aprova mudança histórica para aumentar dívida e investir em defesa
A medida histórica visa fortalecer a defesa e reerguer a economia do país diante de desafios internos e externos. A aprovação no Bundestag abre caminho para investimentos significativos em infraestrutura e segurança.
Parlamento alemão aprova mudança histórica nas leis sobre gastos públicos
Nesta terça-feira, 18, o Bundestag, parlamento da Alemanha, aprovou uma alteração que permitirá o aumento significativo dos gastos em defesa e infraestrutura.
A nova legislação **remove** as despesas com defesa e segurança das regras do teto de gastos e **cria** um fundo de 500 bilhões de euros para infraestrutura.
A medida foi aprovada por dois terços dos votos no Bundestag e agora aguarda votação na câmara alta, prevista para sexta-feira, 21.
Atualmente, a Alemanha tem um dívida pública limitando o déficit anual a 0,35% do PIB, resultando em uma das menores taxas de endividamento entre países ricos.
A pressão para mudar as regras vem dos EUA, especialmente após declarações do ex-presidente Trump sobre a redução de gastos militares na Europa.
No dia 14 de fevereiro, o vice-presidente J.D. Vance afirmou que os europeus precisam aumentar seus esforços financeiros.
A economia alemã enfrenta uma recessão desde 2021, com crescimento negativo e inflação alta, o que acirra a insatisfação popular com o governo.
A recente eleição em 23 de fevereiro trouxe mudanças, com a CDU/CSU de Friedrich Merz sendo a legenda mais votada, apoiando a proposta de mudança do teto de gastos.