Parlamento da Alemanha aprova reforma fiscal histórica
Alemanha abandona conservadorismo fiscal e aprova aumento significativo de gastos em defesa e infraestrutura. Medida visa fortalecer a segurança coletiva europeia em meio a tensões geopolíticas crescentes.
Parlamento da Alemanha aprova planos de aumento de gastos nesta 3ª feira (18.mar.2025).
Os novos planos descartam décadas de conservadorismo fiscal para impulsionar o crescimento econômico e aumentar gastos com defesa.
A aprovação é um grande impulso para Friedrich Merz, líder do bloco conservador CDU, e potencial próximo chanceler, com ganhos inesperados de centenas de bilhões de euros para investimentos.
A Alemanha, sob pressão para reforçar suas defesas diante da hostilidade da Rússia e mudanças nos EUA, se une a outros países europeus nessa necessidade.
- Conservadores e SPD (Partido Social-Democrata) negociam a formação de uma coalizão.
- Objetivo é criar um fundo de 500 bilhões de euros para infraestrutura e flexibilizar regras fiscais para mais segurança.
Merz destaca a falsa sensação de segurança que perdura há uma década e considera essa decisão um grande passo para uma nova comunidade de defesa europeia.
A legislação ainda precisa da aprovação da Casa Alta do Parlamento e os conservadores temem bloqueios por um novo Parlamento a partir de 25 de março.
Merz justifica o cronograma apertado com a mudança geopolítica rápida.