Parlamento da Alemanha votará aumento histórico de gastos nesta terça
A votação poderá marcar uma mudança significativa na política fiscal da Alemanha, promovendo investimentos robustos em infraestrutura. Líderes dos partidos envolvidos acreditam que a proposta contará com amplo apoio entre os parlamentares.
A câmara baixa do Parlamento da Alemanha votará nesta terça-feira (18) um forte aumento de empréstimos, com potencial de impulsionar a maior economia da Europa e estimular o crescimento regional, apesar de tensões comerciais com os EUA.
Os conservadores e o Partido Social Democrata (SPD) estão em negociações para formar uma coalizão centrista e planejam criar um fundo de 500 bilhões de euros para infraestrutura, além de flexibilizar as regras de empréstimo para aumentar os gastos com segurança.
Se implementados, os planos podem derrubar décadas de conservadorismo fiscal na Alemanha, elevando também os rendimentos dos títulos da zona do euro e o valor do euro.
Os líderes dos grupos políticos afirmam estar confiantes em conseguir a maioria necessária para aprovar a alteração constitucional. Friedrich Merz, líder dos conservadores, declarou: "Estou confiante de que conseguiremos uma maioria de dois terços".
Poucos parlamentares dos conservadores se opõem aos planos. A votação será ao meio-dia, após um debate matinal. Se aprovada na câmara baixa (Bundestag), a legislação será submetida à câmara alta (Bundesrat).
Um obstáculo foi removido quando eleitores livres da Baviera concordaram em apoiar os planos, ampliando as chances de aprovação.