Participação da Coreia do Norte em guerra é “heroica”, diz Putin em carta
Putin elogia participação da Coreia do Norte no conflito ucraniano e destaca paralelos históricos entre as nações. A declaração ocorre em meio ao fortalecimento das relações entre Moscovo e Pyongyang, incluindo um pacto de defesa mútua assinado em 2024.
Putin elogia participação norte-coreana no conflito contra a Ucrânia como “heroica” em carta a Kim Jong-un.
A correspondência foi divulgada pela mídia estatal norte-coreana nesta 6ª feira (15.ago.2025) e menciona o aniversário de 80 anos da libertação da Coreia do Japão.
Putin traçou um paralelo histórico entre a cooperação militar do passado e a atual aliança no conflito ucraniano.
A carta foi entregue pelo presidente da Duma russa, Vyacheslav Volodin, durante visita a Pyongyang em 14.ago.
Putin afirmou que “os laços de amizade militante e ajuda mútua permanecem sólidos” e destacou a participação heroica dos soldados da Coreia do Norte na luta pela libertação do território da região de Kursk.
Agências de inteligência reportam que Pyongyang enviou mais de 10.000 soldados para a região em 2024, além de fornecer armamentos.
Cerca de 600 soldados norte-coreanos teriam morrido e milhares ficaram feridos, segundo informações da Coreia do Sul.
Na 3ª feira (12.ago), líderes se comunicaram por telefone, onde Putin atualizou Kim sobre sua reunião com Donald Trump (EUA) em 15.ago.
A relação Rússia-Coreia do Norte se fortaleceu após um pacto de defesa mútua assinado em 2024, durante visita de Putin ao país.
Em abril de 2025, a Coreia do Norte confirmou o envio de tropas para a linha de frente na Ucrânia ao lado das forças russas.