HOME FEEDBACK

Partido Comunista da China alcança 100 milhões de integrantes

Crescimento no número de membros do PCCH reflete mudanças no processo de admissão e foco em qualificação. O partido continua sendo uma importante plataforma para carreira e status social na China.

PCCH atinge 100,3 milhões de integrantes

O Partido Comunista da China (PCCH) anunciou nesta 2ª feira (30.jun.2025) que alcançou 100,3 milhões de membros no final de 2024, com um crescimento de 1,1% em relação ao ano anterior.

Desde sua fundação em 1912, o PCCH é o 2º maior partido político do mundo, atrás apenas do BJP da Índia, que tem 140 milhões de integrantes.

O PCCH superou a soma dos dois maiores partidos dos EUA (Republicano e Democrata) e possui mais de seis vezes o total de afiliados partidários no Brasil.

A taxa de aprovação para ingressar no partido nos últimos 10 anos é de 11,6%, com cerca de 20 milhões de pessoas tentando se inscrever anualmente.

O processo de admissão, que dura cerca de três anos, exige que o candidato:

  • Frequentar aulas sobre a história e estrutura do partido.
  • Realizar uma avaliação escrita.
  • Comprovar seu ativismo no partido por meio de relatórios e atividades.
  • Passar por um período de observação acompanhado por tutores.

A reforma das regras de admissão, realizada em 2014, priorizou a qualificação em vez da quantidade de candidatos. A ideologia comunista tornou-se menos relevante na admissão desde os anos 90, com muitos vendo o PCCH como um caminho para crescimento pessoal em suas carreiras.

A meta é selecionar melhor os novos integrantes e remover aqueles que não atendem aos padrões morais dos valores socialistas, segundo o pesquisador Evandro Menezes de Carvalho.

Estatísticas da composição do PCCH em 2024 ainda não foram divulgadas na íntegra.

Leia mais em poder360