HOME FEEDBACK

Partido de Bolsonaro define estratégia para pressionar Motta a pautar PL da Anistia

Bancada do PL pressiona por urgência na votação do projeto de lei que anistia condenados pelos atos de 8 de janeiro. Obstrução progressiva nas comissões pode se estender ao plenário se estratégia não for atendida.

Parlamentares do Partido Liberal (PL) na Câmara decidiram adotar uma obstrução progressiva para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o projeto de lei que anistia os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

A obstrução já começou nas comissões, mas poderá se estender ao plenário. Exceções foram feitas, como na Comissão de Segurança Pública, onde votaram um requerimento para convidar o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a explicar suas polêmicas declarações.

Motta deve se reunir na próxima terça-feira (1º de abril) com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, incluindo líderes de outros partidos, para discutir o avanço do PL da Anistia.

Cavalcante espera que Motta consulte os líderes sobre a votação da urgência e mérito entre 7 e 11 de abril. Ele afirmou que, se Motta não pautar, haverá obstrução total.

No Senado, a situação é incerta, pois o presidente Davi Alcolumbre já indicou que o tema não é prioritário. Cavalcante está confiante de que haverá apoio suficiente na Câmara, mas admite divisões nas bancadas do Centrão.

Leia mais em valoreconomico