HOME FEEDBACK

Partido de Bolsonaro reforça obstrução por anistia e trava comissões na Câmara dos Deputados

PL inicia obstrução total na Câmara para pressionar por anistia aos presos do 8 de Janeiro. A medida já causa cancelamento de sessões importantes, refletindo a tensão entre os partidos na Casa.

Obstrução Total do PL na Câmara

O PL entrou em obstrução total na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (1º), após a falta de sinais positivos para tramitar o projeto de lei da anistia aos presos do 8 de Janeiro.

Essa ação já impactou os colegiados da Casa: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante, teve a sessão cancelada. Enquanto não houver um número mínimo para iniciar as sessões, os deputados do PL não registrarão presença no plenário ou outras comissões, exceto nas de segurança pública e relações exteriores, comandadas por apoiadores de Jair Bolsonaro.

A obstrução é um recurso regimental que visa impedir o avanço das propostas legislativas.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, deu um ultimato ao presidente da Casa, Hugo Motta, para que houvesse algum avanço na proposta de anistia. Após a falta de resposta, Sóstenes optou pela obstrução.

Na semana anterior, o PL havia feito uma obstrução parcial. Segundo Zucco, um dos líderes do partido, “é preciso atuar de forma firme para buscar reparação aos presos e refugiados políticos do Brasil”.

Inicialmente, Sóstenes afirmou que “outras nove siglas” apoiariam a anistia, mas líderes partidários indicam que a obstrução é, por ora, um movimento único do PL e bolsonaristas. Eles enfatizaram que a prioridade deve ser a pauta econômica.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan